sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ribeirão em Cena move ação contra Pantanal Linhas Aéreas

Com segundo voo cancelado, palestrante desiste de vir à cidade

A manhã de sexta-feira, 10 de junho, foi especialmente fria para a ONG Ribeirão em Cena. Além das baixas temperaturas, ocasionadas pela massa de ar polar e pelas chuvas que caíram nas regiões Sul e Sudeste, o próprio espaço Ribcena ficou com ares do mau tempo ali instaurado.
Tratava-seda ausência do convidado principal da noite, autor do livro “Teatro de Arena uma estética de resistência”, Izaias Almada. Como motivo, a segunda vez que o voo Guarulhos – Ribeirão Preto deixava de sair no horário marcado.
Responsável por bancar a despesa de viagem de seu convidado, a ONG Ribeirão em Cena agora estuda abrir um processo contra a Pantanal Linhas aéreas, que vendeu as passagens. O prejuízo afetou não só os bolsos, mas, também, a reputação da entidade – que, pela segunda vez, cancelou o mesmo evento com o escritor.
A empresa prestadora do serviço, não contente em reembolsar apenas 30% do valor dos bilhetes, ameaçou não reiterar qualquer quantia, alegando que o nome do palestrante constava em uma lista de quem faria o mesmo trajeto, mas numa van disponibilizada pela Pantanal, em alternativa ao avião que não decolou.
Izaias se apresentaria 9 de junho, quinta-feira às 20:30 e sua palestra teria relatos da época em que conviveu com figuras centrais do Teatro de Arena, tais como Oduvaldo Vianna Filho, Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, dentre outros nomes de peso da cultura de resistência em São Paulo.
O evento noturno do dia 9 viria em compensação à ausência dele na semana anterior, mais precisamente dia 3 de junho, quando a convite de Gilson Filho, o escritor viria prestigiar a estreia da peça “Pai”, de sua autoria, em Ribeirão Preto, o que só não aconteceu devido ao adiamento de 11 horas do voo que sairia de Guarulhos, com saída marcada para as 9:00.
Não querendo esperar no aeroporto até às oito da noite daquela data, Izaias aceitou um acordo de palestrar na semana seguinte e assistir a duas apresentações de peças: “Pai” e “Mulheres Vermelhas” sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de junho respectivamente.
Então, na quinta-feira, 9 de junho, outro atraso no voo das 17:00 frustra novamente o escritor e, também mais de 50 pessoas, as quais já o esperavam no saguão do Ribcena, mesmo depois dos esforços desempenhados pelo pessoal da comunicação da ONG em telefonar, tuitar e mandar e-mails a menos de duas horas do horário de início da palestra, avisando sobre o cancelamento na programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário