segunda-feira, 30 de março de 2009

DITIRAMBO ABRE MOSTRA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Escolas, grupos independentes e solos da região de Ribeirão Preto estão convidados a participar da Mostra de Experimentações no SantelisaVale

A Dança Contemporânea tem um novo espaço a partir do dia 2 de abril (quinta-feira) em Ribeirão Preto. Inspirado no projeto “Quinta com Dança”, do Centro Dragão do Mar de Fortaleza-CE, a ONG Ribeirão Em Cena realiza a I Mostra de Experimentações em Dança Contemporânea.

Na abertura, a Cia DiTirambo de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo “Deja me que te mire”, no Espaço Cultural SantelisaVale, às 21h. O bailarino e sociólogo Carlos Fonseca é diretor da Companhia há sete anos e um dos idealizadores da Mostra. “O objetivo é criar um espaço democrático de estudo e pesquisa, a fim de construir formas alternativas para a dança e disponibilizar um lugar comum para os grupos”, explica Fonseca.

Segundo ele, a dança contemporânea pode se tornar acessível ao grande público sem cair numa banalização. “A dança é a produção de um pensamento manifesto no corpo sobre a contemporaneidade. Carregamos uma certa humildade pra criar, acertar e errar”, afirmou. Dentre seus trabalhos com a DiTirambo, destacam-se: "Beira-mar", "Se o Amanhã não chegar", "La Desintegración" (participante da II Bienal de Dança de Fortaleza), "Do fundo da Lata" (projeto SESC), "Sai da Frente!", "Rua da Canção", e os espetáculos "Dois" e "Articulações Urbanas".

Na primeira quinta-feira de cada mês, o palco recebe companhias ou solos em coreografias com duração máxima de 30 minutos. Todas as apresentações serão seguidas por debates entre elenco e público. Para a realização da Mostra será criado um conselho gestor de qualidade, formado por profissionais com notória competência na área. Esse conselho é responsável pela seleção dos grupos interessados em participar. Para se inscrever, os grupos devem enviar um vídeo com a coreografia a ser apresentada, currículo dos bailarinos e coreógrafo, além do histórico do espetáculo e das pesquisas desenvolvidas. Após a seleção, será criada uma agenda com data e horário das apresentações.

O edital para inscrições está disponível no site da ONG Ribeirão Em Cena: http://www.ribeiraoemcena.org.br/mostradanca.htm

Serviço:
Mostra de Experimentações em Dança Contemporânea
Data: 02/04 (quinta-feira), às 21h
Ingressos: R$10 e R$5
Local: Espaço Cultural SantelisaVale
Classificação livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário