terça-feira, 23 de julho de 2013

Antiperipléia inicia temporada em Ribeirão Preto

 
O espetáculo é gratuito para professores e alunos da rede pública

Depois da estreia no Fringe, durante o Festival Internacional de Teatro de Curitiba, ‘Antiperipléia’ inicia temporada neste domingo (28) no Teatro Ribcena, às 20hs.

A temporada inicial em Ribeirão vai até o dia 31 de agosto, com sessões de 1 a 10 de agosto, de quinta a domingo e nos dias 16, 22, 29, 30 e 31 de agosto.

O espetáculo também será apresentado em São Simão, Batatais, Sertãozinho, Franca e São Carlos. 

Antiperipléia é inspirado em duas obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa. Narrado por ‘noivas cegas’ do sertão, o primeiro momento do espetáculo, inspirado no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, descreve a trajetória do Coronel Augusto Esteves, fazendeiro latifundiário e violento, criador de casos e boêmio, que depois de uma emboscada que quase o leva à morte, transforma-se no beato Augusto Matraga. O segundo momento, inspirado na novela “Dão lalalão”, as ‘cegas’ continuam a trajetória narrativa com a história do vaqueiro aposentado Soropita, um famigerado matador de valentões que, ao se apaixonar pela prostituta Doralda, tira-a do bordel, casa-se com ela e se estabelece como fazendeiro. 

Produzido pela Cia Nuvem da Noite, núcleo profissional e de pesquisas cênicas avançadas do Instituto Ribeirão Em Cena - Escola de Teatro, o espetáculo tem dramaturgia de Gilson Filho, encenação de Renato Ferreira, direção musical de Priscila Cubero e utiliza técnicas do Teatro Físico, que usa o corpo do ator como resultado estético final de uma performance. 

Ficha Técnica

Elenco: Carol Scabora, Daniele Alana, Gabriel Oliveira, Gracyela Gitirana, Manu Fernandes, Mariana Cazula, Marileide Emidio, Marília Marcucci, Murilo Heindrich, Regis Francisco, Rodrigo Garcia, Saul Borsari, Sheyanne Parreira e Vladi Veloso
Direção: Renato Ferreira
Direção Musical: Priscila Cubero
Dramaturgia: Gilson Filho

Cenografia e figurinos: Marília Brigagão e Gabriel Oliveira
Iluminação: Camila Dal Picolo e Airton Pareira
Sonoplastia: Cristina Perin
Coreografia: Sheyanne Parreira e Murilo Heindrich
Costureira: Zenilda Rackickas
Fotos: Alejandro Ph
Produção: Elo Produções e Ribeirão Em Cena
Consultoria: Jair Corrêa e Dino Bernardi


Serviço
Espetáculo: Antiperipléia
Quando: 28/7/2013 às 19h
Onde: Teatro Ribeirão Em Cena, Rua Lafaiete, 1.084
Quanto: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia
Gratuito para professores e alunos da rede pública
Classificação: 16 anos

Antiperipléia é produzida com recursos do Proac – Secretaria Estadual de Cultura - e tem o patrocínio de Noble Bioenergia.

Fotos: Alejandro Ph

Um comentário:

  1. Para os alunos dos Cursos de Pedagogia e Letras - UNIESP - Campus Sertãozinho SP

    ResponderExcluir