segunda-feira, 6 de junho de 2011

NIT se despede da Feira do Livro após ‘maratona’ de apresentações e workshop

José Maurício Cagno e Gracyela Gitirana contam orgiem do teatro
Ao todo, 16 apresentações, 12 horas em palco e aproximadamente 1300 pessoas envolvidas marcaram a atuação durante o trabalho do Núcleo de Investigação Teatral, o NIT, da ONG Ribeirão em Cena na XI Feira do Livro de Ribeirão Preto nesta última semana – 26 de maio a 06 de junho.
“Foi um aprendizado”, disse Gracyela Gitirana, atriz do grupo, sobre a impressão das múltiplas apresentações ao público da feira.
A atriz considerou o evento “muito bom”, em especial a troca de sentimentos entre palco e plateia destacando: “teve até a senhorinha que vendia balas, que foi nos assistir todos os dias”. Gracyela destacou que a nova admiradora do trabalho cênico foi muito receptiva com o grupo “no final de cada apresentação ela vinha nos abraçar e dar parabéns!”.
A média de público variava entre 60 e 80 pessoas, mas, como a própria atriz disse, chegou à marca de 120 pessoas, o que ocorria quando escolas tinham agendado lugar e horário para seus alunos.


Oficina

O Workshop “Do resgate da natureza do humano até a criação da cena” contou com 40 pessoas que participaram das práticas no NIT. A grande maioria, bolsistas da ONG.
A oficina começou às 10 horas do último sábado (4 de junho) nos estúdios Kaiser de Cinema. Durante a tarde, o lugar foi mudado para o espaço cênico Deborah Duboc, para que fosse dada continuidade nos trabalhos de vivência corporal dos elementos de forma mais livre e concentrada.
Esses elementos são os já conhecidos terra, fogo, água e ar, além da luz e do sagrado, somando, então 6 diferentes temas, cujas características foram exploradas com movimentos e vocalizações distintas.
Segundo a opinião dos próprios membros do núcleo, a própria observação de todas aquelas pessoas, passando pelos mesmos processos de criação e vivência do grupo, trouxe muita vida ao NIT e, ao final da tarde do sábado, 4 de junho, era nítida a satisfação dos participantes: os oficineiros não queriam ir embora, demorando-se a desfazer a roda, onde todos se abraçavam e colocavam suas considerações finais sobre dia como “investigador teatral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário