quarta-feira, 20 de maio de 2009

Strindberg volta à cena no Débora Duboc


A ONG Ribeirão Em Cena apresenta nos dias 23 e 24 de maio (sábado e domingo) o espetáculo "A Mais Forte", de August Strindberg – maior escritor escandinavo e um dos pais do teatro moderno. Escrito por volta de 1.888, o texto é considerado um dos mais importantes monólogos dramáticos do Teatro Moderno.

O espetáculo nasceu na ONG Ribeirão EM CENA, projeto social cultural, que constitui um verdadeiro centro de ação teatral, e é resultado do trabalho de uma talentosa dupla de jovens atrizes recém formadas pela escola.

A proposta do trabalho surgiu da necessidade de desvendar o essencial da construção cênica centrada exclusivamente na ação das intérpretes. A iluminação e os elementos cênicos visam apenas apoiar a ação dramática.
Em seu primeiro momento, o grupo debruçou-se sobre a dramaturgia de A. Strindberg, o monólogo A MAIS FORTE, com a proposta de encontrar procedimentos de abordagem do texto que revelem no próprio processo de análise as possibilidades de elocução.
Em uma segunda etapa, avançamos para um primeiro esboço cênico, já com os textos decorados. A proposta é desvendar um caminho essencial para a representação através da limpeza e da escuta cênica. A trilha sonora, indumentária e o cenário foram construídos durante o processo de dramaturgia do corpo e da palavra.

Nesta versão os personagens encontram-se confinados em um pequeno quarto. Uma delas não tem controle dos movimentos das pernas e a outra é uma espécie de enfermeira. As duas estão ligadas por suas memórias e uma conversa aparentemente trivial desperta uma complexa relação de sentimentos. A maior parte do texto original é mantida.

A MAIS FORTE é efetivamente um horizonte aberto para muitas possibilidades de realização. É essencialmente um trabalho de criação coletivo, que dispensa o excesso narrativo com absoluta valorização da realidade.

O espetáculo retorna ao Espaço Cênico Débora Duboc depois de duas apresentações em fevereiro no SantelisaVale. As atrizes Tatiane Mitleton e Desirre Furtado se formaram nas oficinas de iniciação teatral do programa Ribeirão Em Cena em 2008.

O Projeto Ribeirão Em Cena conta com o apoio cultural da Cia. Energética SantelisaVale, Bebidas Ipiranga, Olidef CZ e Doces Santa Helena através do PAC – Plano de Ação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura – e Secretaria da Cultura e Educação de Ribeirão Preto.

O autor
August Strindberg (1849 - 1912) pintor, escritor e um dos mais importantes dramaturgos suecos. Além disso, é considerado um dos pais do teatro moderno.
As suas primeiras peças teatrais denotam influências de Ibsen e Kierkegaard. Com as suas obras em prosa e os seus dramas foi o precursor do naturalismo na Suécia e, ao mesmo tempo, o grande destaque do expressionismo e do surrealismo.

O texto teatral A MAIS FORTE (1888), de August Strindberg, conta uma história onde paixão, amor, ódio e medo se confundem formando um enredo repleto de significados.
Após ter passado um longo período na França, na Suíça, na Alemanha e na Dinamarca Strindberg regressou a Estocolmo, onde fundou em 1907 o Teatro Íntimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário