sexta-feira, 17 de maio de 2013

RIBEIRÃO EM CENA VAI FALAR DE ZÉ CELSO, OFICINA E DZI CROQUETTES

Depois do sucesso alcançado com a realização de seminário que reviveu a história do Teatro de Arena São Paulo, os bolsistas do Instituto Ribeirão Em Cena – Escola de Teatro têm um novo desafio: recontar toda a trajetória do Teatro Oficina, movimento criado pelo extraordinário José Celso Martinez Correa.

O Teatro Oficina foi local de grande parte da experiência cênica internacional, que reuniu de Brecht, Sartre ao Living Theatre e pia batismal do Tropicalismo, versão do movimento antropofágico de Oswald de Andrade.
Na década de 1960, o Oficina foi ainda um importante centro de vanguarda e de resistência aos anos autoritários do país. Dedicado à tradução metafórica dos anos de ditadura, a partir de 1967, com a peça O rei da vela, o Teatro Oficina desenvolveu-se com o "espetáculo-manifesto", tendo sido interditado pela Justiça Federal. Foi tombado pelo patrimônio histórico e o edifício foi reformado com projeto dos arquitetos Lina Bo Bardi e Edson Elito. Atualmente, o Teatro Oficina é administrado em comodato pelo Grupo Uzyna Uzona. O teatro guarda ainda toda a memória de sua trajetória contestadora e vanguardista.
Além do Oficina, o seminário vai abordar também a história mágica do ‘Dzi Croquettes’, grupo de 13 bailarinos brasileiros, que tendo a frente o coreógrafo norte-americano Leny Dale, revolucionou os palcos do Brasil e da Europa na década de 70. O conjunto contestava a ditadura por meio do deboche e da ironia e defendia a quebra de tabus sociais e sexuais.

O ‘Seminário Ribeirão Em Cena Conta Oficina’, acontecerá em duas etapas. Na primeira, dia 23 de maio, apresentação oral de pesquisas, exibição de documentários e debates. No dia 7 de junho os bolsistas encenam trechos de peças que integraram o repertório do Oficina e exibem coreografias criadas por Leny Dale, executadas pelo elenco do núcleo ‘Nuvem da Noite’ com direção dos bailarinos Sheyanne Parreira e Murilo Heindrich.
A entrada é livre e ambas as etapas do seminário começam às 19hs no Teatro Ribcena, Rua Lafayette, 1084. Informações (16) 3610-7770.
Fotos: Alexandre Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário