terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PROFESSORES DO RIBEIRÃO EM CENA VIAJAM NESTA QUARTA-FEIRA PARA ENCONTRO COM EUGÊNIO BARBA

Os professores José Maurício Cagno e Gracyela Gitirana da ONG Ribeirão Em Cena viajam nesta quarta-feira para o encontro com o diretor de teatro italiano, fundador e diretor do Odin Teatret, Eugênio Barba.


Pelo segundo ano consecutivo, José Maurício Cagno participa do encontro que contou em 2008 com a presença de atores e diretores do Maranhão, Paraíba, Santa Cantarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal e França. O projeto pedagógico ministrado por Barba, em que o mestre da Antropologia Teatral trabalha com atores de forma intensiva, é único em todo o mundo.


Apenas 16 diretores de todo o país vão assistir às palestras e atividades que terão a participação da atriz Julia Varley, entre os dias 9 e 13 de dezembro, em Brasília. A novidade deste ano é que os inscritos deverão apresentar para Eugênio Barba e Julia Varley, no primeiro dia de oficina, um “cartão de visita” do seu trabalho dramático, ou seja, cinco minutos de material profissional (cena, partituras físicas, músicas, textos interpretados) que possam servir de referência e conteúdo para o trabalho prático.



Também deverão ter dois textos e uma música memorizados para trabalhar a montagem de ações (utilizando ou não o material apresentado). Um dos textos será SUDDENLY IN THE DEPTHS OF THE FOREST (De repente, nas profundezas do bosque) de Amos OZ, selecionado por Eugênio Barba para integrar a construção da dramaturgia durante o treinamento, visando ensinar como construir uma dramaturgia a partir de um conto, ou obra ainda não sistematizada como teatro.


O objetivo do projeto é que os artistas interessados em construir solos ou duos possam a partir dessa proximidade com o diretor Eugenio Barba, reencontrá-lo no curso para mostrar o andamento de suas criações e idéias do ano anterior e obter novo treinamento e orientação.
Na ONG Ribeirão Em Cena, José Maurício Cagno é responsável pelo Núcleo de Investigação Teatral (NIT) formado por bolsistas em estágio avançado e Gracyela Gitirana ministra aulas de improvisação através do Método Augusto Boal

Nenhum comentário:

Postar um comentário