terça-feira, 14 de abril de 2009

“Desmonte – A grande obra” chega a Ribeirão Preto

Cia. de Domínio Público se apresentou em São Paulo, Piracicaba e Pirassununga

Depois das temporadas no Teatro da Vila e Teatro Fábrica, em São Paulo, a Cia. de Domínio Público apresenta a comédia “Desmonte – A Grande Obra”, no Espaço Cultural SantelisaVale, dias 18 (às 21h) e 19 (às 19h).

O espetáculo fala sobre as desapropriações, as mudanças na ordem social e o caos urbano provocado pelo lançamento de um grande empreendimento imobiliário no meio da cidade. Por conta dessa nova construção, os moradores daquela região são forçados a se adequar a uma nova ordem social, à mercê da boa vontade política público-privada.

Situações curiosas como a usuária do transporte coletivo que não sabe mais onde fica o ponto de ônibus ou a velhinha que vê nos estragos causados pelas obras a grande oportunidade de mudar os azulejos da cozinha são tratadas de forma sarcástica pelo grupo paulista, que ganhou o Prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte, em setembro de 2007.

Projeto "DESMONTE - A GRANDE OBRA"
A peça é resultado do projeto “Ao Largo Público - O Humano por trás do processo de Reconversão Urbana”, um dos contemplados com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte, em setembro de 2007. Com esse trabalho, a Companhia de Domínio Público almeja lançar luz sobre a participação dos cidadãos na mudança do espaço urbano e convidar o público a realizar essa reflexão.

O grupo propõe a criação coletiva na dramaturgia e direção. A idéia é incitar a reflexão sobre a participação da comunidade na mudança do espaço urbano, com depoimentos inusitados e sarcásticos de personagens. Em 2007, o grupo circulou pelo interior de São Paulo com o espetáculo onde a figura do malandro era condutora das ações. Em 2005, realizou o espetáculo “Da Senzala À Favela”, sobre o sambista Geraldo Filme, no Sesc. Criada em 2004, a. Cia de Domínio Público é composta por artistas interessados nas relações estéticas entre teatro e música. Elenco: Alessandra Velho, Andréa Lopes, Elton Vitor, João Furtado, Maíra Castilho e Tucci Fattore.
Cia. de Domínio Público ministra oficina no SantelisaVale
Antes de subirem ao palco no sábado (18), a Cia. de Domínio Público ministra uma Oficina no Espaço Cultural SantelisaVale, das 14h às 17h. Os participantes poderão acompanhar o processo de criação do espetáculo “Relatório de Obras”. Outro aspecto abordado na oficina é sobre a pesquisa em dramaturgia, direção e atuação, e como elas são exercidas pelo grupo. Os interessados devem se inscrever pelo telefone: 3610-7770.

Serviço:
Espaço Cultural SantelisaVale
Rua Lafaiete, 1.084
Dias: 18, às 21h e 19, às 19h (sábado e domingo);
Entrada Grátis
Duração: 80 minutos.
Recomendação etária: a partir de 12 anos
Direção: Cia. de Domínio Público
Orientação de direção: Juliana Monteiro
Dramaturgia: Cia. de Domínio Público e Claudia Pucci
Elenco: Alessandra Velho, Elton Vitor, João Furtado, Maíra Castilhos e Tucci Fattore
Músico: Rafael Brides
Cenário: Cia. de Domínio Público
Figurino: Cia. de Domínio Púbico
Iluminação: Uirá Freitas
Operadora de Vídeo: Ana Gabriela Meinrath

Nenhum comentário:

Postar um comentário