quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aulão - 08/04/2009

Bolsistas se encontram no domingo para estudar teatro
Professores da ONG Ribeirão Em Cena organizaram uma série de atividades e reuniram todos os bolsistas do Curso de Iniciação ao Teatro

Foto: Rony Morbi - bolsista da manhã

A ONG Ribeirão Em Cena organizou no último domingo, 5, uma aula – o “Aulão” – para que bolsistas e professores, após dois meses de atividades, apresentassem trabalhos desenvolvidos nas oito disciplinas do Curso de Iniciação ao Teatro e, consequentemente, conhecer as turmas que fazem aulas em períodos diferentes.

Na primeira atividade, os bolsistas se apresentaram através de uma carta, escrita na primeira semana de aula sobre as expectativas do Curso de Iniciação ao Teatro. A professora Gracyela Gitirana recebeu as cartas e as redistribuiu em turmas diferentes, para que cada um respondesse, mesmo sem conhecer a pessoa. Junto à carta, Gracyela pediu para confeccionar um presente a ser entregue no Aulão. Reunidos no Espaço Cultural SantelisaVale, eles trocaram presentes e se apresentaram, contando um pouco do que haviam escrito na carta.

A professora e coordenadora Gracyela Gitirana ficou contente com a participação de todos. “Eles se apresentaram um a um e fizemos um debate sobre a identidade da ONG Ribeirão Em Cena. Passados dois meses, cada turma já criou um perfil, mas é preciso conhecer uma identidade ainda maior que é a da ONG”, explicou Gracyela.

Além das cartas, a professora Fabiana Fonseca dirigiu os bolsistas da tarde e da noite na montagem de cenas baseadas no texto “Reality Show”, de Frei Beto, que faz uma crítica ao vazio cultural ocupado pelo Big Brother.

“Os grupos estavam dispostos a se conhecer, mostrar os trabalhos que estão desenvolvendo e abertos à troca de experiências. A vontade de aprender, de produzir a arte e, ao mesmo tempo, de estarem juntos estava explícito em cada um”, afirmou Fabiana, que aprovou a primeira apresentação em grupo dos bolsistas, que assistiu à canção “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos, interpretada pela turma da manhã juntamente com o professor de canto coral Diego Nóbrega.

Para Gracyela Gitirana, a primeira experiência dominical foi aprovada. “Teatro nada mais é que a arte do encontro. Fizemos um grande encontro, onde as pessoas estavam dispostas a se conhecer, se olharem e perceber que as turmas já possuem uma identidade, mas há uma identidade ainda maior que é a da ONG Ribeirão Em Cena”, disse Gracyela.

No encerramento do “Aulão”, o professor do Curso Avançado de Teatro (Núcleo de Investigação Teatral – NIT) José Maurício Cagno propôs uma de reflexão dos bolsistas sobre o papel que cada um exerce em cima do palco. Com trabalhos de respiração e mentalização, os bolsistas ‘plantam uma semente no palco que nasce, cresce, germina e gera frutos, folhas e flores’, explica Gracyela.

O “Aulão” abre um novo leque de atividades a serem realizadas nos finais de semana. Segundo a coordenadora Gracyela Gitirana, os professores vão se reunir para debater ideias antes de marcar novos encontros, já esperado entre os bolsistas.

“A entrega foi muito legal. As atividades foram importantes para nos incentivar cada vez mais a estudar teatro. O exercício das cartas mostrou o quanto as pessoas têm dificuldades em se expressar e acaba se abrindo quando escreve. Fabricar o presente, participar da atividade do (professor) José Maurício”, declarou a bolsista Ligia de Barros Bueno, da turma da noite.

Confira mais fotos no blog: http://www.flickr.com/photos/ronymorbi/ ou no site do Ribeirão Em Cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário