terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ribeirão Em Cena - 12 anos: Espaço Cênico Débora Duboc

Com apenas quatro anos o projeto Ribeirão Em Cena chegava à maioridade. O então Espaço Cultural Santa Elisa, inaugurado em 2001, ficara pequeno para atender a grande demanda de bolsistas, oficinas, produção e exibição de espetáculos.

A necessidade inadiável de crescer apontou para o aluguel e reforma de um auditório abandonado na Floriano Peixoto. Em poucos meses, com projeto arquitetônico criado pelo ator/arquiteto Flávio Racy, e parceria com a Cia. de Bebidas Ipiranga, nascia o Espaço Cênico Débora Duboc.

Desta forma o Ribeirão Em Cena passaria a atender mais 96 bolsistas em suas oficinas e o mais importante: homenageava a atriz ribeirão-pretana Débora Duboc.




Presente à inauguração, Debora Duboc ficou encantada com espaço que, além de Biblioteca, Galeria de Artes, Café, oferecia ao público um Teatro de Bolso para cem espectadores: “Minha emoção, neste momento, indica que deste espaço consagrado ao sagrado, nascerão poemas, canções, filhos... Que aqui se exercerá em sua plenitude o acesso às artes e a cultura de forma inclusiva e democrática...”

O Espaço Cênico Débora Duboc funcionou até novembro de 2010. Em cinco anos de atividades, além de suportar oficinas, exibição de dezenas de espetáculo de teatro e dança, exposições e seminários, foi o local onde se desenvolveram projetos de grande sucesso, entre eles, o “Jazz de Quinta”, quando grupos Jazzistas e de MPB se apresentavam semanalmente para um público fiel, ou as “Noites Temáticas” onde bolsistas ou artistas convidados atuavam textos de poetas e dramaturgos consagrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário