quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ribeirão Em Cena – 12 anos


Em 12 anos de existência, vários bolsistas do Ribeirão Em Cena ingressaram nas principais faculdades de artes cênicas do país. Carolina Capacle, bolsista da primeira turma do curso de teatro, foi aprovada para Faculdade de Artes Cênicas da Unicamp, onde se graduou em 2006. Hoje vive em São Paulo, fazendo teatro, tendo já protagonizado dois espetáculos: ‘Depois daquela viagem’, peça inspirada no livro homônimo de Valéria Polizzi e ‘O colecionador de crepúsculo’, de Wladimir Capela, peça que lhe rendeu uma indicação ao prêmio de melhor atriz coadjuvante na 17ª edição do prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem - um dos principais em artes cênicas do país.

Além de Capacle, outras atrizes que atuaram em “Óbvio Ululante”, primeira peça levada ao palco pelo Ribeirão Em Cena, seguiram carreira. A atriz Nara Marques é hoje professora de interpretação na Escola de Teatro Wolff Maia  e Talita de Paula (Talita Hunter), têm no currículo vários espetáculos de enorme sucesso nos palcos paulistanos.

Carolina Capacle : O colecionador de Crepúsculo

Em 2003, as ex-bolsistas Larissa Aparecida Bianchi e Natália Lemes de Araújo ingressaram no vestibular de Artes Cênicas da Barão de Mauá. Natália Lemes, depois graduada no Brasil, foi a Paris, onde na Universidade de Sourbonne Nouvelle, desenvolveu tese de mestrado, tendo por base o trabalho do Núcleo de Investigação Teatral, então dirigido por José Maurício Cagno no Ribeirão Em Cena. Posteriormente o Núcleo viajaria a Paris para ilustrar a tese defendida por Natália Araújo.


Outro bolsista que ingressou em uma importante universidade de artes cênicas foi o ator Igor Pushinov, que entrou na Escola de Arte Dramática da USP. Igor protagonizou o espetáculo “O Santo Inquérito”, interpretando o personagem Padre Bernardo e participou da montagem “Eu sei que vou te amar”, de Arnaldo Jabor. A atriz Natália Moço que também atuou em “O Santo Inquérito” integra hoje excepcional Grupo Tapa, que no momento ocupa o Teatro de Arena Eugênio Kusnet, com o projeto Tapa no Arena – uma Ponte na História.

Natália Moço hoje integra o Grupo Tapa

Um comentário:

  1. É um prazer fazer parte da historia desse projeto, que considero legítimo e totalmente relevante para a história do teatro brasileiro. Parabéns Gilson, cote com meu apoio! Vida longa ao Ribeirão em cena!
    Natália Lemes Araújo

    ResponderExcluir