O ano de 2004 marcou um dos momentos mais importantes da história do Ribeirão Em Cena. Em parceria com a Embaixada da Federação Russa no Brasil, realizava-se em Ribeirão Preto, o ‘Festival Internacional Anton Tcheckov de Teatro’, evento criado pelo Ribeirão Em Cena para lembrar o centenário de morte de um dos mais importantes escritores da literatura e dramaturgia universal.
Para participar do Festival a Rússia enviou a ‘Cia. Volkov’. Composta por 13 atores e atrizes e dirigida pelo célebre Valery Kirilov, a ‘Volkov’ encantou o público no Theatro Pedro II com quatro grandes espetáculos: “Histórias ridículas sobre o amor”, “O pedido de casamento”, “O urso” e “Sem nome”, todos com textos de Anton Tchekov.
Cena de "O Pedido de Casamento" |
A abertura do Festival, em noite de gala, foi realizada pela Cia. Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Integrada por quarenta e cinco bailarinos, apresentou o espetáculo ‘Mostra em Atos’, para público superior a mil espectadores, no Theatro Pedro II.
Além das atrações internacionais, o Festival Internacional Anton Tchekov de Ribeirão Preto, reunia mais oito grupos nacionais com as encenações de "O Pedido de Casamento", “Do trágico à força”, "Os Malefícios do Tabaco 1", "O Jubileu", “Os Malefícios do Tabaco 2", “As Bodas”, “O Canto do Cisne” e “O Urso”. O espetáculo vencedor foi “O Urso”, encenado no Teatro Municipal pelo Núcleo de Teatro Queratina de Ribeirão Preto, com direção de Ademir Esteves, e elenco formado por Fernanda Lins, Matheus Guerardi e Nêne Alcântara.
Todos os espetáculos apresentados foram produzidos pelo Ribeirão Em Cena com a participação de cenógrafos e figurinistas contratados especialmente para o evento.
Ao festival compareceu público superior a cinco mil espectadores. O evento ganhou repercussão nacional e internacional, com publicações e críticas positivas em jornais da Rússia, Cuba e Tchecoslováquia.