sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ribeirão Em Cena conta Arena – bolsitas realizaram seminário sobre a história do Teatro de Arena

Os bolsistas do curso de teatro do Ribeirão Em Cena apresentaram ontem a primeira etapa do Ribeirão Em Cena Conta Arena. Depois de duas semanas de estudos, foram apresentados seminários nos períodos da tarde e da noite contando a história do Teatro de Arena, em um excelente trabalho de pesquisa e dedicação dos alunos.


Através dos seminários apresentados no Teatro RibCena, o público presente pôde entender como o Arena mudou os rumos do teatro brasileiro através dos principais espetáculos apresentados, as crises, o engajamento e o contexto político, os problemas com a ditadura e com a censura, a efervescência cultural da época e os nomes que surgiram lá.

Gilson Filho, diretor do Ribeirão Em Cena, comentou durante as apresentações a importância de entender a história do Arena pelo viés humano, pelas pessoas que ali passaram e ajudaram a mudar a dramaturgia brasileira. Nomes como Gianfrancesco Guarnieri, José Renato, Plínio Marcos, Augusto Boal, Eugênio Kusnet, Isaias Almada, Paulo José, Antônio Fagundes, Lima Duarte, Oduvaldo Viana Filho, Flavio Migliaccio, Dirce Migliaccio, Juca de Oliveira, Myriam Muniz, Joana Fomm, Renato Consorte, Lélia Abramo, Dulce Muniz fizeram história no Arena e modificaram o teatro brasileiro.


Nos seminários os alunos destacaram a nacionalização do teatro brasileiro realizado pelo Arena, que valorizou os escritores nacionais e deu destaque aos problemas e a história do povo brasileiro em espetáculos como “Eles Não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, “Chapetuba Futebol Clube”, de Oduvaldo Vianna Filho, “Gente Como a Gente”, do psiquiatra Roberto Freire, “Arena Conta Zumbi”, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, com música de Edu Lobo e “Arena Conta Tiradentes”, também de Boal e Guarnieri.
Os bolsistas chegaram à conclusão que o Teatro de Arena abriu caminhos para o teatro dos dias atuais, seja pela luta contra a censura, seja pela nacionalização do teatro e principalmente pelos talentos que saíram de lá.

No dia nove de maio, acontece a segunda etapa do Ribeirão Em Cena conta Arena. Os bolsistas irão encenar trechos de espetáculos apresentados no Arena nas décadas de 60 e 70, além de interpretarem canções que fizeram sucesso na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário