Uma comissão formada por atrizes e atores do elenco de “Mulheres Vermelhas”, a mais recente produção do Instituto Ribeirão Em Cena Escola de Teatro, esteve presente no lançamento do “Movimento 8 de Março”, promovido pelo grupo Mulheres Unidas por Ribeirão (MUR). O evento aconteceu na sala de reuniões da Sindicato do Comércio de Ribeirão Preto, na quinta-feira, 9 de fevereiro, quando foi apresentado o plano de campanha de ação cívica, que terá início com marcha silenciosa em protesto, contra a violência regida pela chamada “lei do mais forte” e em defesa de oito decretos que estão sendo elaborados com sugestões de melhoria em setores-alvo de violência. O documento será entregue aos candidatos a prefeito da cidade.
Jussara Marcelino do Mulheres Unidas por Ribeirão (MUR) |
Representada por quatro integrantes do Ribeirão em Cena, a comissão participou da apresentação de campanha de ação cívica, na qual uma marcha silenciosa será feita em protesto, contra a violência regida pela chamada “lei do mais forte” e em defesa de oito decretos elaborados com base em setores-alvo de violência. O documento será entregue aos candidatos à prefeitura da cidade.
Criado em setembro de 2011, o MUR objetiva promover a autonomia das mulheres em Ribeirão Preto, principalmente daquelas que sofrem com vulnerabilidades sociais e desvalorização de seus esforços, através de ações políticas e conscientização do protagonismo feminino na estrutura do município e, ainda, em suas famílias.
As lideranças do grupo ressaltam que o caráter do MUR é supra partidário,
“ninguém faz cidadania sem política”, dizem. Para elas, toda forma de organização deve ser política, então a participação massiva é essencial para o trabalho democrático do grupo.
Em uma esfera virtual, o grupo “Mulheres Unidas por Ribeirão” no Facebook já conta com mais de duas mil integrantes, as quais têm acesso às informações publicadas por suas administradoras.
Simone Filipin, Carmem Castro e Jussara Marcelino (MUR); e Gabriela Grecco e Marília Marcucci (Ribeirão em Cena) |
A parceria do MUR com o Instituto Ribeirão Em Cena consistirá inicialmente em promover ações conjuntas no dia Internacional da Mulher e a apresentação da peça “Mulheres Vermelhas” em sessão especial no Teatro Municipal de Ribeirão Preto no dia 15 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário