quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MOSTRA RIBEIRÃO EM CENA APRESENTA TEXTO DE JORGE ANDRADE


A 8ª Mostra Ribeirão Em Cena de Teatro apresenta nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro, o espetáculo “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, no Espaço Cultural SantelisaVale. Com apoio do Ministério da Cultura através do Prêmio Areté Cultura Viva – Eventos em Rede, a Mostra deste ano se estenderá até o dia 15 dezembro com espetáculos de sábado às terças-feiras nos Espaços Culturais SantelisaVale e Débora Duboc.


O elenco é formado por bolsistas do Ribeirão Em Cena que estão concluindo o curso de iniciação ao teatro, e dirigida pelo professor Júlio César Avanci. “Vereda da Salvação” carrega personagens históricos, que viveram tragédias do camponês brasileiro, que é fanático e sofre com a fome, a falta de horizonte, e explode periodicamente. Neste caso, são fatos verídicos que ocorreram em 1954, em Malacacheta, no nordeste de Minas Gerais.


A intriga é simples e densa. A peça flui do crepúsculo de um dia ao amanhecer do dia seguinte, num pequeno grupo de agregados, adeptos de uma seita em que traços adventistas se misturam ao catolicismo. Os agregados estão nervosos, pois a ação começa na véspera de uma reunião anual com líderes vindos de fora, em que todos devem purificar-se a fim de receber a graça de Deus. Para isso é preciso confessar publicamente as culpas, perdoar e ser perdoado.


Ficha Técnica:

Elenco:

Ana Carolina da Silva - Dolor

Ana Cecilia Rodrigues - Conceição

Bianca Cellani - Durvalina

Diego Santiago - Manoel

Gabriela Brigolin - Artuliana

Lígia de Barros - Ana

Mayra Faria – Daluz; 1º Mulher

Reginaldo Francisco Jr. - Joaquim

Stella Provinzano - Germana

Theo Campos - Geraldo


Atores Convidados:

Cleiton Silva - Pedro

Gabriela Grecco – 2º Mulher

Luciana Merussi – 3º Mulher

Rodrigo Garcia – Onofre


As crianças:

Alan Avanzi - Jovino

Alexandre Avanzi – Ivo


Adaptação e Direção - Júlio César Avanci

Preparação para Canto - Desirée Furtado

Figurino – Zenilda



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

RIBEIRÃO EM CENA ABRE INSCRIÇÕES PARA TURMAS 2010

As inscrições para bolsistas interessados em cursar as oficinas de iniciação ao teatro da ONG Ribeirão Em Cena em 2010 estarão abertas entre os dias 16 e 30 de novembro (2009), no Espaço Cultural SantelisaVale, das 9h às19h. O interessado deve apresentar no ato: foto 3x4 e RG, além de preencher ficha de inscrição.

O processo seletivo é composto de duas etapas: dia 19 de dezembro, às 9h, o candidato, depois de passar por entrevista, deve apresentar uma cena de (no máximo) 3 minutos com um dos textos indicados que são: A Cruz de Giz, Bertolt Brecht; A Hora H - Mário Lago; A Dama da Bergamota - Tennessee Williams; Aos Que Vierem Depois de Nós - Bertolt Brecht. Todos esses textos podem ser encontrados na Biblioteca Plínio Marcos, da Ribeirão Em Cena.

A segunda etapa está marcada para 20 de dezembro, também às 9h, no mesmo SantelisaVale. Nesta fase serão realizados trabalhos conjuntos de improvisação e técnica corporal.

O resultado será publicado no dia 22 de dezembro e as aulas terão início em 16 de janeiro. O curso é oferecido gratuitamente com aulas de segunda à quinta-feira, nos períodos de manhã, tarde ou noite.

O edital está publicado no site www.ribeiraoemcena.org.br, no link Oficina.

Curso Gratuito de Iniciação ao Teatro
Inscrições: de 16 a 30 de novembro (das 9h às 19h)
Exames: 19 e 20 de dezembro (início 9h)
Idade mínima: 16 anos
Documentos: Foto (3x4) e RG
Início das aulas: 16 de janeiro de 2010

Espaço Cultural SantelisaVale
R: Lafaiete, 1084, Centro
(16) 3610-7770

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

RIBEIRÃO EM CENA ABRE MOSTRA COM ESPETÁCULO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Um projeto inédito marcará a 8ª Mostra de Teatro Ribeirão Em Cena nesta quarta-feira (11). O espetáculo de pré-estréia será encenado exclusivamente para uma plateia formada por deficientes visuais integrantes da Associação dos Cegos de Ribeirão Preto. O elenco é formado por bolsistas da ONG que estudam à noite que levarão a cena “Quintal – A ponte do tempo”, trabalho de criação coletiva inspirada nas obras dos poetas Manoel de Barros e Arthur Bispo do Rosário. “É a ligação entre o cotidiano e a arte. Através de depoimentos e entrevistas com pessoas comuns que tem algo a nos contar, momentos sublimes e felizes”, conta a professora Fabiana Fonseca que dirige o espetáculo.

Após a pré-estreia, “Quintal – A ponte do tempo” ficará em cartaz no Espaço Cultural SantelisaVale, nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro. O espetáculo do dia 13 (domingo) contará com a participação especial do Grupo de Congada Terno Mirim Nossa Sra. Aparecida de Santo Antônio da Alegria, criada em 2009 no Projeto Alegria, formada por crianças e adolescentes.

Realizada este ano com apoio do Ministério da Cultura através do Prêmio Areté Cultura Viva – Eventos em Rede, a 8ª Mostra Ribeirão Em Cena se estenderá até o dia 15 dezembro com espetáculos de domingo às terças-feiras nos Espaços Culturais SantelisaVale e Débora Duboc.

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, os bolsistas dirigidos pela professora Gracyela Gitirana vão apresentar o espetáculo “Fruto da Imaginação”, criação coletiva que mistura lendas, folclores e brincadeiras populares numa imensa contação de histórias. “A ideia é criar espaços cênicos que caracterizem cada região do nosso país. Será uma contação de histórias repleta de dinâmicas, brincadeiras e jogos da cultura popular”, diz Gracyela Gitirana que trabalhou durante seis meses com os ensaios da peça.

O diretor Júlio Avanci, juntamente com elenco de aproximadamente 20 atores, escolheu o texto “Vereda da Salvação”, do dramaturgo Jorge Andrade, para apresentar na Mostra nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 01 de dezembro. Após muita pesquisa e leituras de outros textos, o grupo se identificou com as reflexões do autor sobre a fé, o fanatismo religioso, questões agrárias e a relação com o poder. Durante o processo de montagem, os bolsistas foram até Serra Azul no assentamento do MST (Movimento dos Sem Terra) para conhecer a realidade do povo que vive do cultivo da terra.

O grupo dirigido pelo professor Renato Ferreira, formado por bolsistas que estudam à tarde, vai apresentar na Mostra um espetáculo que discute o papel da mulher em nossa sociedade entre os dias 05 e 08 de dezembro. “Reflexus” questiona preconceitos e expõe o universo feminino através de cenas, coreografias e músicas. “O grupo escolheu o tema os próprios atores trouxeram cenas e pesquisas que contextualizem esse universo. Do papel da mulher indígena em sua tribo à mitologia grega e contos de fada que trazem arquétipos diferentes a respeito da figura feminina”, disse Renato Ferreira.

Em sua 8ª Edição, a Mostra Ribeirão Em Cena é uma vitrine para os atores recém-formados no curso de iniciação da ONG.

Ficha Técnica:
8ª Mostra Ribeirão Em Cena de Teatro
14, 15 e 16 de novembro - "Fruto da Imaginação", direção Gracyela Gitirana (criação coletiva);
28, 29, 30 de novembro, e 1º de dezembro - "Vereda da Salvação", de Jorge Andredade, direção Júlio Avanci;
05, 06, 07 e 08 de dezembro - "Reflexus", direção Renato Ferreira (criação coletiva);
12, 13, 14 e 15 de dezembro - "Quintal - A ponte do tempo", direção Fabiana Fonseca (criação coletiva);

Horário: Sábado, às 21h; Domingo, segunda e terça, às 20h;
Local: Espaço Cultural SantelisaVale (R: Lafaiete, 1084 - Centro);
Ingressos: R$10 (inteira); R$5 (estudantes, professores e terceira idade);
Classificação: Livre