segunda-feira, 9 de novembro de 2009

RIBEIRÃO EM CENA ABRE MOSTRA COM ESPETÁCULO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Um projeto inédito marcará a 8ª Mostra de Teatro Ribeirão Em Cena nesta quarta-feira (11). O espetáculo de pré-estréia será encenado exclusivamente para uma plateia formada por deficientes visuais integrantes da Associação dos Cegos de Ribeirão Preto. O elenco é formado por bolsistas da ONG que estudam à noite que levarão a cena “Quintal – A ponte do tempo”, trabalho de criação coletiva inspirada nas obras dos poetas Manoel de Barros e Arthur Bispo do Rosário. “É a ligação entre o cotidiano e a arte. Através de depoimentos e entrevistas com pessoas comuns que tem algo a nos contar, momentos sublimes e felizes”, conta a professora Fabiana Fonseca que dirige o espetáculo.

Após a pré-estreia, “Quintal – A ponte do tempo” ficará em cartaz no Espaço Cultural SantelisaVale, nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro. O espetáculo do dia 13 (domingo) contará com a participação especial do Grupo de Congada Terno Mirim Nossa Sra. Aparecida de Santo Antônio da Alegria, criada em 2009 no Projeto Alegria, formada por crianças e adolescentes.

Realizada este ano com apoio do Ministério da Cultura através do Prêmio Areté Cultura Viva – Eventos em Rede, a 8ª Mostra Ribeirão Em Cena se estenderá até o dia 15 dezembro com espetáculos de domingo às terças-feiras nos Espaços Culturais SantelisaVale e Débora Duboc.

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, os bolsistas dirigidos pela professora Gracyela Gitirana vão apresentar o espetáculo “Fruto da Imaginação”, criação coletiva que mistura lendas, folclores e brincadeiras populares numa imensa contação de histórias. “A ideia é criar espaços cênicos que caracterizem cada região do nosso país. Será uma contação de histórias repleta de dinâmicas, brincadeiras e jogos da cultura popular”, diz Gracyela Gitirana que trabalhou durante seis meses com os ensaios da peça.

O diretor Júlio Avanci, juntamente com elenco de aproximadamente 20 atores, escolheu o texto “Vereda da Salvação”, do dramaturgo Jorge Andrade, para apresentar na Mostra nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 01 de dezembro. Após muita pesquisa e leituras de outros textos, o grupo se identificou com as reflexões do autor sobre a fé, o fanatismo religioso, questões agrárias e a relação com o poder. Durante o processo de montagem, os bolsistas foram até Serra Azul no assentamento do MST (Movimento dos Sem Terra) para conhecer a realidade do povo que vive do cultivo da terra.

O grupo dirigido pelo professor Renato Ferreira, formado por bolsistas que estudam à tarde, vai apresentar na Mostra um espetáculo que discute o papel da mulher em nossa sociedade entre os dias 05 e 08 de dezembro. “Reflexus” questiona preconceitos e expõe o universo feminino através de cenas, coreografias e músicas. “O grupo escolheu o tema os próprios atores trouxeram cenas e pesquisas que contextualizem esse universo. Do papel da mulher indígena em sua tribo à mitologia grega e contos de fada que trazem arquétipos diferentes a respeito da figura feminina”, disse Renato Ferreira.

Em sua 8ª Edição, a Mostra Ribeirão Em Cena é uma vitrine para os atores recém-formados no curso de iniciação da ONG.

Ficha Técnica:
8ª Mostra Ribeirão Em Cena de Teatro
14, 15 e 16 de novembro - "Fruto da Imaginação", direção Gracyela Gitirana (criação coletiva);
28, 29, 30 de novembro, e 1º de dezembro - "Vereda da Salvação", de Jorge Andredade, direção Júlio Avanci;
05, 06, 07 e 08 de dezembro - "Reflexus", direção Renato Ferreira (criação coletiva);
12, 13, 14 e 15 de dezembro - "Quintal - A ponte do tempo", direção Fabiana Fonseca (criação coletiva);

Horário: Sábado, às 21h; Domingo, segunda e terça, às 20h;
Local: Espaço Cultural SantelisaVale (R: Lafaiete, 1084 - Centro);
Ingressos: R$10 (inteira); R$5 (estudantes, professores e terceira idade);
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário