terça-feira, 14 de julho de 2009

SANTELISAVALE RECEBE ESPETÁCULOS INSPIRADOS NOS TEXTOS DE BRECHT E DARIO FO

O grupo Qorpo Santo apresenta dois espetáculos nesta quinta-feira, 16, no Espaço Cultural SantelisaVale. Inspirado no texto A História da Tigresa do dramaturgo italiano e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1997, Dario Fo, o ator Fábio Meuamôr interpreta um soldado ferido na guerra e abandonado pelos colegas no meio da floresta, é salvo por um tigre com quem passa a ter uma relação familiar.

A convivência com o tigre o faz enxergar a alma humana, reconhecendo fraquezas nas relações de poder. Ao se recuperar dos ferimentos, ele retorna ao campo de batalha, desta vez contra seus princípios renovados e a prepotência de um governo totalitarista que se configura como inimigo do próprio povo, alienando-o para lutar uma guerra em defesa de uma ideologia burguesa e mesquinha.

No segundo espetáculo da noite, o grupo volta a cena com o espetáculo “Qorpo Sem Alma”, baseado na peça “O Mendigo ou o Cão Morto”, de Bertolt Brecht. Um típico imperador coloca em exercício toda a soberba, mediocridade e prepotência que pode emergir do ego imperial de alguém que pensa ter “vencido” um inimigo, execrando como um nada um mendigo que encontra a sua porta no momento em que comemora a sua “vitória”.

Cabe então ao mendigo, acompanhado de seu cachorro morto, mostrar a este homem o quão medíocre ele é, desarmando-o com palavras e fazendo-o sucumbir pela própria soberba. Numa relação de amor e humildade, ele mostra a relação de interdependência que vivemos, podendo ter mais valia para um súdito, um cão morto de que seu imperador, vindo da guerra, traz consigo a vitória.

Serviço:
“Um Olhar Sobre a Tigresa” e “Qorpo Sem Alma”
Dia: 16 de julho (quinta-feira)
Horário: 21hLocal: Espaço Cultural SantelisaVale (R: Lafaiete, 1084 - Centro)
Ingressos: R$10 e R$5
Classificação: 14 anos
direção: Jefferson Zanchi Dario Fo

Dario Fo (Sangiano, 24 de Março de 1926) é um escritor, dramaturgo e comediante italiano; ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1997. Sua família era composta por seu pai Felice, socialista, mestre da estação e actor em uma companhia amadora do teatro; sua mãe Pina Rota, uma mulher da imaginação e talento (nos anos 1970, teve um livro autobiográfico publicado por Einaudi, contando a história de sua cidade natal); seu irmão Fúlvio; sua irmã Bianca e seu avô materno, que teve uma fazenda em Lomellina, onde Dario passou suas férias da infância.

Bertolt Brecht (também Bert Brecht), nome de nascimento Eugen Berthold Friedrich Brecht. (*Augsburg, 10 de Fevereiro de 1898 — †Berlim, 14 de Agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.

Nenhum comentário:

Postar um comentário