quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Nelson Rodrigues abre temporada do Ribeirão Em Cena

Valsa nº6 será apresentada pela atriz Bianca Gonçalves e é dirigida por Júlio César Avanci

Na reabertura do Espaço Cultural SantelisaVale em 2009, a Cia. Ribeirão Em Cena apresenta nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro (sexta a domingo) a peça 'Valsa nº6', escrita por Nelson Rodrigues.

O monólogo conta a história de Sônia, uma garota solitária assassinada aos 15 anos de idade pelo homem casado de quem era amante. A ação se passa entre o golpe letal sofrido por ela e o exato instante de sua morte. Nesse espaço de tempo, a personagem, em estado misto de choque e delírio, passa a própria vida em revista.

A montagem, dirigida por Júlio César Avanci, será apresentada pela atriz Bianca Gonçalves, bolsistas da ONG Ribeirão Em Cena que se destacou durante o curso de iniciação ao teatro, e que viveu Mariana no espetáculo "Pedreira das Almas", de Jorge Andrade.

De acordo com Avanci, a dedicação da atriz e o fato dela ter praticamente a mesma idade da personagem, 17, contribuíram para a criação da personagem. "Trabalhei com a Bianca no Pedreira (das Almas) e sei o quanto ela é aplicada. Sempre é a primeira a chegar, estuda, ensaia sozinha e traz propostas. Se todas fossem assim...", declarou o diretor.

O "Valsa nº6" foi escrito na década de 50 e encenado em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. A peça foi considerada pelos críticos uma das mais importantes dramaturgias brasileira e marcou a estreia da atriz Dulce Rodrigues – irmã caçula do dramaturgo.

Jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro, Nelson Rodrigues é considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro. Escreveu textos importantes para o teatro brasileiro como "Senhora dos afogados", "Vestido de noiva", "Dorotéia", "Boca de Ouro" e "O beijo no asfalto". Suas obras serviram de bases para inúmeras telenovelas, filmes e minisséries. Ele nasceu no Recife, mas ainda criança foi morar no Rio de Janeiro com a família. Começou a trabalhar como jornalista na década de 20, no jornal do próprio pai – A Manhã.

O Projeto Ribeirão Em Cena conta com o apoio cultural da Cia. Energética SantelisaVale, Bebidas Ipiranga, Olidef CZ e Doces Santa Helena através do PAC – Plano de Ação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura – e Secretarias da Cultura e Educação de Ribeirão Preto.

Serviço:
Valsa nº 6
Local: Espaço Cultural SantelisaVale
R: Lafaiete, 1084 - Centro
Dias: 13, 14 e 15 de fevereiro (sexta a domingo)
Horário: 21h (sexta e sábado); 20h (domingo)
Ingressos: R$10,00 (inteira); R$ 5,00 (meia);
Ar condicionado. 150 lugares
Direção: Júlio César Avanci
Atriz: Bianca Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário