Ao todo serão apresentadas sete cenas, com duração máxima de dez minutos por um elenco formado por oitenta bolsistas que estudam artes cênicas no projeto Ribeirão Em Cena. Entre as cenas apresentadas o público participa de debates com o elenco, podendo inclusive fazer sugestões para modificar as cenas.
Com este evento a Ribeirão Em Cena resgata uma prática de teatro engajado, muito comum nas décadas de 60/70, que acontecia no Teatro de Arena de São Paulo, no TUCA (Teatro da Universidade Católica) e no Teatro Sedes Sapientiae, três locais de resistência intelectual e universitária à ditadura militar.
Criada há dez anos pelo jornalista Gilson Filho a ONG Ribeirão em Cena é uma entidade de difusão cultural e inclusão educacional, que constitui um verdadeiro centro de ação teatral onde se cruzam áreas e componentes diversos da vida do teatro: a formação de atores, a produção e difusão de espetáculos universitários, experimentais e alternativos.
Nestes 10 anos de existência a Ribeirão Em Cena proporcionou a inclusão sócio- cultural a mais de três mil alunos bolsistas e produziu ou apresentou perto de 200 espetáculos de teatro, música e dança. O curso através do teatro visa retirar jovens e adultos da ociosidade intelectual, das ruas, da violência, promover a cidadania, o senso crítico e despertar a criatividade para a paz.
“Tramas Urbanas” acontece neste sábado (3) a partir das 19hs, no Teatro Ribcena, Rua Lafaiete 1084 Centro. Fone 016 36107770